Polêmica.


Projetada para receber ciclistas aos domingos e feriados das 8 às 20 horas, a ciclofaixa Caminho dos Parques vêm sendo motivo de polêmica. Ciclistas protestam contra o desrespeito dos motoristas ao estacionarem seus veículos ou mesmo trafegarem pela via demarcada.
Quando solicitada, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aciona fiscais, que nem sempre comparecem – “não temos efetivo, há ocorrências de acidentes e jogos de futebol nos finais de semana, isso nos impossibilita de fiscalizar com mais freqüência” – afirma o fiscal Carlos (viatura 04).
A lei é clara: nos horários e dias estabelecidos, na área demarcada (com sinalização bastante prejudicada, diga-se de passagem) veículos não podem estacionar nem trafegar, deixando o espaço livre para ciclistas. Porém, além dos motoristas mal-educados, os usuários do Caminho dos Parques ainda podem contar com obstáculos autorizados pela prefeitura, como pode-se ver na foto. Uma carreta do Sesc foi instalada sobre o trecho que passa pelo parque da Redenção, no último domingo, impossibilitando a passagem dos ciclistas.
O que fazer? Chamar a EPTC? Não, o evento é autorizado... E mesmo que não fosse, não haveria efetivo suficiente.
Os usuários do Caminho dos Parques pedem socorro, sem nem saber a quem, pois à partir do momento em que a prefeitura autoriza eventos mal-planejados, só Deus sabe o que será dos próximos domingos e feriados.


Renê Müller(texto e foto)

Renê, é ciclista e estudante de jornalismo/PUCRS

1 comentários:

Anônimo mod

Na Zero hora desta segunda feira
saiu uma martéria de que a ciclo faixa vai sumir mais ainda kkk
Bem segundo Luiz Afonso Senna da (EPTC), vai ser contruido novas ciclo vias hummmm
Esperar e ficar na expectativa, já estou faz desde que vim morar em Porto Alegre, sou natural do Rio de janeiro, criado em Curitiba, duas capítais que já existem ciclovias.
Será possivel ñ fazer aquele piso que fizeram alí na frente na diário de notícia pois o piso e muito ruim, e realmente estas ciclofaixas existentes, aqui em Porto Alegre, ñ adiantava de nada pois alem da falta de respeito dos motoristas de carros, pararem em cima da faixa num desrrespeito enorme, tinha o fato de quase ser atropelado na Goethe.
Tem sim que existir ciclovias, ciclofaixas, e consientização de motoristas e ciclistas de que podemos sim viver em armonia, pois vai sempre ter alguem pedalando e andando de carro, se ñ for um pai vai ser um filho, de corro ou bicicleta pense nisto. abçs

Reply