Alerta, Ciclista! - Rodas da Paz

Falar de segurança nunca é demais!
Esse video da ONG Rodas da Paz de Brasilia é
uma verdadeira aula sobre a importancia do tema.

Use o lado direito da via – conforme o CTB, devemos circular sempre direita, mas preste atenção aos carros estacionados e mantenha uma distância razoável. Um dos acidentes mais comuns com ciclistas urbanos é a colisão com a porta de um carro.

Seja visível – além do uso do pisca e farol dianteiro quando necessário, O uso desses itens irão ajudar a garantir a sua segurança. Seja gentil e ceder espaço ao motorista de modo a facilitar-lhe a ultrapassagem, mas não ponha a sua segurança em risco! Use tbm sempre roupas claras e cores chamativas.

► Seja previsível – mantenha uma linha reta em vez de ziguezaguear. Ao ter uma condução assertiva será mais fácil para os motoristas perceberem as suas intenções, com isso vc contribui para um aumento dos níveis de segurança. Procure estar sempre alerta, e não se assuste com as buzinas, assuma e reclame sempre seu lugar na via!

Seja comunicativo – comunique as suas intenções. Avisando com gestos quando for parar ou fazer uma conversão, “falar” com o motorista poderá evitar que ele use o tradicional argumento “ eu não te vi”.

Use capacete –um equipamento de segurança fundamental, pode até não ser muito bonitinho, mas com certeza é uma garantia a mais se vc sofrer um acidente, Todos nós conhecemos uma história de algum ciclista, que continua pedalando porque estava usando o capecete.Tomara que um dia o nosso trânsito seja de fato compartilhado como na Holanda por exemplo, aí quem sabe poderemos deixar o cabelo ao vento.


leia mais sobre o assunto em +Vá de bike+


6 comentários

Muito bom esse video! Bastante didático!

Parabéns ao Rodas da Paz.

Reply
Anônimo mod

Olá, NINKI!
Desculpe, não queria te causar problemas ... sou bolgueira de 1ª viagem e não pensei que, copiando e postando um assunto te causaria stress! Até porque penso que este assunto é muito importante para nós ciclistas.
Peço a gentileza se puder me orientar como fazer...
Agradeço a atenção.

Ângela Kayser

Reply
Anônimo mod

esqueci de deixar e-mail:
angyeka@hotmail.com

Reply
Anônimo mod

Esqueci de agradeçer pela matéria, gostei muito, por isso coloquei no blog.
E peçoa gentileza , se puder me ajudar pelo e-mail.

Obrigado.

Ângela Kayser

Reply

boa noite Angela,

antes de mais nada a questão NÃO está em copiar os textos, e sim na falta de link de onde vc copiou.
Nós blogueiros fazemos isso diariamente, sempre que encontramos um texto, um video ou uma foto que nos interessa. E tbm sempre pedimos autorização para fazer a cópia, com o tempo "pedir autorização" não se faz mais necessário, porque somos uma comunidade, mas sempre avisamos quando vamos linkar um texto!
Sem dúvida o tema é fundamental e precisa ser divulgado em todos os lugares, se vc não sabe como colocar link, vá na ajuda do blog, lá tem todas as dicas. Os textos do blog estão a disposição para serem copiados, basta que seja colocado p link como já tinha te colocado no meu outro recado.
Se precisar de mais alguma ajuda, mande mails para contatoblog@hotmail.com

abraços e boas pedaladas, ninki

Reply
Anônimo mod

Obrigado pela citação e parabéns pelo texto! ;)

Reply