Estacionamentos de bicicletas: paraciclos e bicicletários

O objetivo deste texto é esclarecer sobre a nomenclatura utilizada para os diferentes tipos de estacionamentos, pois a banalização da nomenclatura "bicicletário" vem causando grandes confusões, tanto no âmbito de políticas públicas quanto na iniciativa privada. Os termos aqui utilizados foram definidos em encontro técnico, realizado em março de 2000 em Brasília-DF.

Incentivo ao uso da bicicleta: O êxito na implantação de uma ciclovia, visando a mobilidade da bicicleta, fica comprometido se o usuário deste meio de transporte atingir o seu destino e não encontrar facilidade e segurança para estacionar. Esta constatação já existe desde as primeiras edições do Manual de Planejamento Cicloviário (GEIPOT/Min. dos Transportes), em 1976, que complementa: "Atualmente, os ciclistas encontram apenas duas opções: encostar a bicicleta às paredes laterais das lojas e muros de residências, ou prendê-las com o pedal ao meio-fio da rua...". Não fosse a informação sobre a data dessa publicação, diria que referia-se aos dias de hoje.

O espaço de uma vaga de bicicleta: As bicicletas, ao contrário dos demais veículos, necessitam de pouco espaço para estacionar. Uma vaga de automóvel corresponde a cerca de seis a dez vagas para bicicletas.

















Ilustração comparando o espaço bicicleta X carro.



Diversos arranjos podem ser realizados, o que o define é o objetivo do estacionamento e a criatividade do projetista.

Sendo assim, a solução para problemas decorrentes da inexistência de paraciclos é simples, bastando, em muitos casos, suprimir uma ou mais vagas nos estacionamentos destinados aos automóveis. É importante que essas vagas estejam localizadas o mais próximo possível do local de destino dos ciclistas, ou seja, devem estar, quando possível, próximas de esquinas ou próximas de grandes pólos atrativos de viagens da população, como cinemas, lojas de departamentos, etc.

Estacionamento do tipo PARACICLO

Os paraciclos são caracterizados como estacionamentos de curta ou média duração (até 2h, em qualquer período do dia), com até 25 vagas (correspondente à área de duas vagas de automóveis), de uso público e sem qualquer controle de acesso.

A facilidade de acesso constitui uma das principais características dos paraciclos. Em virtude dessa condição, devem se situar o mais próximo possível do local de destino dos ciclistas, e também do sistema viário ou do sistema cicloviário.

Dentre os fatores fundamentais à garantia da maior sensação de conforto dos ciclistas, cita-se como essenciais os seguintes: visibilidade, sinalização, elmentos de projeto do paraciclo e adequação em número de vagas.

A visibilidade é aspecto essencial à garantia de um estacionamento rápido dos ciclistas. O uso de pintura com cores vivas é um dos aspectos favoráveis. Iluminação noturna também é importante.

A sinalização deve ser executada, quaisquer que sejam as condições de visibilidade. É imprescindível a colocação de placas indicativas (preferencialmente observando o padrão vigente - consulte o órgão responsável pelo trânsito na sua cidade, ou o Manual de Planejamento Cicloviário).

No projeto dos paraciclos, deve-se evitar o uso de soluções complexas com as quais a população não está acostumada, como travas especiais e encaixes não-comuns. Também no projeto, deve-se considerar a necessidade do ajustamento do número de vagas, conforme a demanda. Tanto é prejudicial o excesso quanto a falta de vagas.































Exemplos de paraciclos.


Estacionamento do tipo BICICLETÁRIO

Os bicicletários são caracterizados como estacionamentos de longa duração, grande número de vagas, controle de acesso, podendo ser públicos ou privados.

Muitas das exigências definidas para implantação dos paraciclos são também necessárias à organização dos bicicletários. Uma das diferenças significativas em relação aos paraciclos, além do tempo da guarda, são os picos de movimentação dos ciclistas - aspecto fundamental a considerar na elaboração do projeto, pois interfere diretamente no dimensionamento dos acessos e da circulação interna do próprio bicicletário.

Os bicicletários devem ser, preferencialmente, cobertos, vigiados e dotados de alguns equipamentos como, por exemplo: bombas de ar comprimido, borracheiro e, eventualmente, banheiros e telefones públicos.

Se os paraciclos se caracterizam por serem gratuitos e pulverizados nos espaços urbanos, os bicicletários, devido aos seus custos, somente se viabilizam no caso de utilização intensa por grande número de ciclistas. Nesse caso, admite-se que sejam pagos, mesmo aqueles localizados em áreas públicas.

(Texto e ilustrações adaptados da obra Manual de Planejamento Cicloviário, GEIPOT/Ministério dos Transportes, 2001.)

"Feliz olhar novo...."

O grande barato da vida é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a AGORA.
Claro que a vida prega peças.
É lógico que, por vezes, o bolo sola, o pneu fura, chove demais.
Mas... Pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido ficar de mau humor durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?




discussão no trânsito.
(foto publicada no blog apocalipsemotorizado em 25/11)



Tá certo, eu sei, Polyana é personagem de ficção,.....
Não quero ser cego. Quero viver bem.
2006 foi um ano cheio. Problemas, desilusões. Normal.
Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.
A grana que não veio, o amigo que decepcionou. Normal.
2007 não vai ser diferente.
Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, ...
... a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí?
Fazer o que? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?






sinal fechado,o taxi desceu da calçada e ocupou a área principal da faixa de segurança
(em Poa,lima e silva com perimetral)



O que eu desejo pra todos nós é sabedoria.
E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.
Que todos consigamos perdoar o desconhecido mal educado.
Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim.
Entender o amigo que não merece nossa melhor parte.
Se ele decepcionou, passa pra categoria 3, a dos amigos até a página 8.......
...Ou muda de classe, vira colega.
Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou?
Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento ...
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do homem.
Não adianta lutar contra isso.



III pedal solidário,evento organizado pelo grupo montainbikebh
(foto Luis)



Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.
Desejo pra todo mundo esse olhar especial.
2007 pode ser um ano especial se nosso olhar for diferente.
Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos, e dermos a volta nisso.
Somos fracos, mas podemos melhorar.
Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2007 pode ser maravilhoso, lindo, especial!
Pode ser puro orgulho. Depende de mim. De você.
Pode ser..... E que seja.

"Feliz olhar novo"



A Media Player is required.



video produzido pela Transporte Ativo






(***)texto Paulo Martins
Colaborador de São Paulo